Sua empresa já tem site, redes sociais e investe em anúncios no Google, mas o retorno de potenciais clientes ainda é baixo? Talvez seu site e suas publicações online não estejam dizendo claramente o que sua empresa faz.

Para chamar a atenção do seu público e conquistar novos clientes, é essencial que o seu site comunique com clareza quais serviços ou produtos sua empresa vende. Para isso, antes de tudo, é importante saber quem vai acessar seu site. É o cliente final? Ou profissionais de um determinado departamento, como RH ou TI? Ou talvez executivos de gestão que vão contratar serviços técnicos?

Com este público definido, é preciso pensar: o que estas pessoas pesquisam quando querem encontrar meus serviços? Muitas vezes quando um empresário precisa de uma assessoria de imprensa, ele busca na internet: “como aparecer na mídia?” ou “como tornar minha empresa mais conhecida”. É mais provável que seu cliente esteja pesquisando sobre como resolver um problema dele e não sobre um serviço que você oferece.

Ter isso em mente vai ajudar a organizar as páginas do site: nem sempre a divisão de produtos ou serviços por área de atuação é a mais lógica para seu cliente. É importante deixar claro quem é a empresa, o que ela efetivamente faz e quais problemas serão resolvidos. A partir daí, pode ser necessário explicar melhor sobre cada produto, mas sempre dentro de um contexto, de modo que o cliente perceba como cada serviço pode contribuir para o negócio dele.

Outro ponto importante é saber se seus clientes conhecem os jargões de sua área. Caso contrário, o ideal é evitar termos muito técnicos e palavras específicas do seu segmento. É muito mais interessante usar palavras simples e que expliquem de forma clara o que sua empresa faz, porque é isso que seu potencial cliente quer saber.

Se sua empresa tem perfis em redes sociais, aproveite para publicar conteúdo que valorize seu negócio, como cases de clientes, seus diferenciais mais impactantes e os problemas que sua empresa já conseguiu solucionar. Tudo isso somado, ajuda seu público a entender como seus serviços podem gerar benefícios e vantagens concretas para os clientes.

Alerta máximo: tenha a certeza de que os seus contatos estão disponíveis tanto no site quanto nas redes sociais de forma evidente e fácil de encontrar. Parece óbvio, mas não é: algumas empresas querem ser encontradas, mas não colocam o telefone no site ou deixam um email que nunca é respondido ou ainda escrevem os contatos em letras pretas sobre um fundo azul escuro, no finalzinho da página. Além de inviabilizar a conquista de clientes, a falta de contato ainda gera desconfiança e irrita quem acessa sua página.

Tem outras dicas para deixar sites de empresa ainda melhores? Compartilhe aqui!

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Anna Luisa Carvalho – Sócia-Diretora na Priorité Comunicação.